terça-feira, 10 de novembro de 2009

Educação Física



Atualmente, como conseqüência das mudanças nas condições de vida e de trabalho, poucos praticam atividades físicas. As pessoas se deslocam utilizando o transporte coletivo ou o próprio carro. No mais das vezes, devido à natureza do serviço que executam, passam horas e horas sentadas. Isto também acontece durante o lazer: sentam-se qnando vão a um barzinho, um cinema ou quando diante da televisão. Nos shoppings, os jovens sentam-se por muito tempo nas praças de alimentação ou ficam encostados nos corredores. Comportando-se dessa forma, a maioria das pessoas se exercita ou caminha cada vez menos, geralmente com a desculpa de que não tem tempo.
Sabidamente, a falta de atividade física traz conseqüências negativas para a saúde. Por isso, muita gente chama a atenção para a necessidade de se fazer caminhadas, praticar esportes ou ginástica.


Os benefícios da atividade física
Não resta dúvida de que a atividade física regular beneficia a nossa saúde, pois reduz o colesterol, a taxa de açúcar no sangue e, ainda, fortalece os músculos e as articulações. Propicia, ainda, os seguintes benefícios:
· reduz a tensão e ansiedade;
· ajuda a controlar o peso;
· ajuda a combater a osteoporose, ou seja, a fraqueza dos ossos provocada por perda excessiva da massa óssea;
· ajuda no controle da hipertensão;
· ajuda a combater os problemas do coração;
· ajuda no controle do diabetes.
No entanto, para que realmente tenhamos a totalidade desses efeitos benéficos precisamos também manter uma alimentação adequada, bem como evitarmos, dentro do possível, situações de tensão e ansiedade.
A atividade física saudável é aquela feita com prazer, sem exageros, realizada pelo menos três vezes por semana. Comumente, a caminhada e a prática de esportes - como a natação e o ciclismo - são os meios mais indicados.
A alimentação saudável é pobre em gordura animal, tem pouco sal e açúcar e é rica em fibras vegetais - frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carne branca (de frango ou de peixe), leite e seus derivados, desnatados ou semidesnatados.
Para o controle do estresse e da ansiedade recomenda-se o descanso e o lazer, além da própria atividade física, bem como evitar correrias, tensão e/ou competição tanto no trabalho como na vida cotidiana.


ATIVIDADES SUGERIDAS
I – Inventário de pontos positivos e negativos para se ter uma boa saúde
Objetivo: refletir sobre o próprio modo de vida e seus efeitos sobre a saúde.
Primeira fase: Os participantes recebem uma folha de papel. Nela, cada um anota, no lado esquerdo, o que, em seu modo de vida, lhe ajuda a ter boa saúde (por exemplo: boa alimentação). E no lado direito, o que lhe prejudica a saúde (por exemplo: o fumo).
Segunda fase: No quadro, o coordenador (professor, agente de saúde ou educador) dos trabalhos listará, de um lado, todos os pontos positivos apresentados pelos grupos; de outro, todos os pontos negativos.
Terceira fase: Os participantes são divididos em grupos de até seis pessoas, que irão classificar, por ordem de importância, as listas de pontos positivos e negativos. Em seguida, irão discutir que mudanças no modo de vida são mais importantes para tornar a vida mais saudável. Cada grupo deve escolher um relator, que ficará encarregado de anotar as respostas do grupo.
Quarta fase: Os grupos se desfazem e cada relator lê, para todos os integrantes, as conclusões do grupo. Ao final, os participantes debatem as conclusões e aprovam um plano de mudança no modo de vida, considerando o tempo que levarão para iniciar e firmar o novo hábito.
II – Medindo as atividades físicas
Objetivo: verificar se as pessoas praticam atividade física regular e suficiente.
Primeira fase: O coordenador solicita aos participantes que anotem, numa folha, as atividades físicas que praticam e quanto tempo gastam com a mesma por dia e por semana. A folha já deve conter previamente uma lista de atividades físicas, com colunas para registrar o tempo gasto por dia e por semana.
Segunda fase: A turma é dividida em pequenos grupos de até seis pessoas, que analisarão as respostas e julgarão se a atividade física praticada é suficiente ou insuficiente. Cada grupo indica um relator para anotar as conclusões.
Terceira fase: Os grupos são desfeitos e cada relator passa a ler as respostas do grupo para os demais. No final, os resultados são debatidos e obtidas as conclusões sobre como a situação pode ser melhorada.
*Dr. Cornelis Johannes van Stralen (UFMG)
**Dra. Maria Aparecida Andrés Ribeiro (UFMG)

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